Conceção do Sistema

Arquitetura da solução: alinhar tecnologias, normas e eficiência operacional.

Projeto

Assegurar a interoperabilidade dos ambientes e eficiência definida.

Implementação

Fazer com POC, acreditações, certificações e em conformidade com QoS e PMI.

Manutenção

Assegurar SLA e as sinergias tecnológicas e financeiras.

Melhoria

Modelo de melhoria continua, que assegure a inovação e a melhor eficiência operacional e financeira.

Os Sistemas de Transporte Inteligentes (ITS – Intelligent Transport Systems), são baseados  fundamentalmente  em recolha de dados, que são processados e analisados, de modo a permitir uma gestão de tráfego  o mais otimizada possível.

Os dados recolhidos podem ter origem em equipamentos instalados na infra-estrutura ou, num futuro próximo, na comunicação entre veículo e infra-estrutura.

O Centro de Controle de Tráfego

O ponto nevrálgico destes sistemas, pois é neste local que todos os dados são armazenados e analisados, para serem utilizados na Gestão de Tráfego em tempo real. É também no centro de Controle de Tráfego que são implementadas as mensagens de aviso aos condutores, de modo a permitir-lhes uma maior segurança e capacidade de decisão do trajecto a efectuar.

Sistemas de Informação ao Condutor

Painéis de Mensagem Variável (PMV)

Os Painéis de Mensagens Variáveis constituem a parte mais visível do sistema. É para o PMV que todo o condutor presta atenção a fim de obter a informação que lhe permita continuar viagem com o menor número de problemas e no menor tempo possível. Colocados em locais estratégicos de estradas urbanas ou suburbanas e oferecendo ao condutor informação actualizada, contribuem, por um lado, para a confiança que o condutor ganha no itinerário que escolheu, já que é prevenido para os problemas que lhe vão aparecer e pode tomar decisões sobre o futuro itinerário em tempo útil; por outro lado contribui para a prevenção e redução de congestionamento de tráfego.

Sistemas de Meteorologia

Com a monitorização em tempo real das condições atmosféricas e do estado do Pavimento, estes sistemas permitem prever a horas de distância potenciais problemas, como por exemplo gelo no pavimento, permitindo uma actuação atempada das entidades gestoras da infra-estrutura.

Sistemas de Circuito Fechado de Televisão (CCTV)

Este sistema pode ser constituído por um conjunto de câmaras fixas e de câmaras móveis (PTZ), integrando-se assim no sistema de gestão de tráfego, recolhendo imagens para auxílio da acção dos operadores.

Sistemas de Contagem e Classificação Automática de Veículos (CAV)

Contagem e classificação de veículos numa via é parte fundamental para a gestão de tráfego em qualquer estrada. É pela análise dos dados recolhidos que será determinado o volume de tráfego em cada troço, os níveis de congestionamento, bem como valores de velocidade média e outros.

Sistemas de Detecção Automática de Incidentes (DAI)

O sistema DAI tem por objectivo reforçar a capacidade do CCGT e racionalizar os seus recursos através da utilização de sistemas de detecção automática de incidentes. Os tipos de incidentes a detectar pelo sistema de videovigilância, entre outros, poderão ser: (1) Situações de congestionamento de trânsito; (2) Acidentes e paragem de veículos nas vias de circulação; (3) Utilização indevida da berma e/ou de rampas de emergências; (4) Circulação em sentido inverso; (5) Deteção de Pessoas na via.

CONCEÇÃO

Arquitetura da solução – alinhar tecnologias, normas e eficiência operacional.

PROJETO

Assegurar a interoperabilidade dos ambientes e eficiência definida.

IMPLEMENTAÇÃO

Fazer com POC, acreditações, certificações e em conformidade com QoS e PMI.

MANUTENÇÃO

Assegurar SLA e as sinergias tecnológicas e financeiras.

MELHORIA

Modelo de melhoria continua, que assegure a inovação e a melhor eficiência operacional e financeira.

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